11º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência

Sociedade de Pediatria de São Paulo realiza debate multiprofissional para debater questões como cyberbullying, autoagressão, suicídio e disforia de gênero


O Núcleo de Estudos da Violência Contra Crianças e Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) realizará, em 6 de dezembro, a décima primeira edição do Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência.



POLÊMICAS
A programação do Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência tratará de assuntos relevantes e recorrentes na atualidade, como crianças desaparecidas e crimes virtuais, cyberbullying, entre outros. O dr. Mario Roberto Hirschheimer, que coordena o encontro ao lado da dra. Renata Waksman, ressalta a importância de a discussão ser expandida a outras áreas, além da saúde.



“Iremos analisar o panorama no País hoje e buscar estratégias para identificar, encaminhar e prevenir todas as situações de risco relacionadas às crianças e aos adolescentes com todos os profissionais que de alguma forma lidam com esse público. Englobando a saúde, educação, assistência social, mídia, do Direito e segurança. Uma das metas é apontar uma política de consenso para a redução dos casos e o tratamento das vítimas”.

Como parte da programação, haverá conferência de autoagressão e suicídio,
questão de grande destaque na mídia nos últimos anos devido ao aumento
constante das taxas entre crianças e jovens no Brasil. Esse painel
será ministrado pela Dra Luci Pfeiffer, pediatra e coordenadora do
Programa HC Dedica de Atendimento a Menores em Situação de
Violência Grave, do Hospital de Clínicas da UFPR.

“Será detalhado o conceito de a autoagressão, focando no suicídio, modalidades e formas, a legislação existente, comportamentos de risco, ou seja, quais são os sinais de alerta para perceber uma criança ou adolescente nessa situação. Também sobre autoagressão, falará de lesões factícias, mutilações, ocultação desses sintomas e casos de difícil percepção, adianta a dra. Renata Waksman.

Estarão em pauta ainda os diversos tipos de acidentes de trânsito, principal causa de morte acidental no Brasil entre crianças e adolescentes dos 0 aos 14 anos. Outro assunto polêmico é a disforia de gênero, que será abordado pela primeira vez no Fórum. Serão abordadas as transexualidades e os aspectos jurídicos, a proteção prevista na legislação. Por fim, o Fórum abordará adoção de crianças e adolescentes e tráfico de menores.

“Quem tiver a oportunidade de participar aprenderá bastante. O intuito é disseminar conhecimento, entender e saber mais sobre como lidar com essa situação tão grave que é a violência contra a criança e o adolescente, assim como unir forças pelo combate e prevenção de acidentes”, conclui a dra. Renata Waksman.

GUIA DE ORIENTAÇÃO
O Fórum será palco do lançamento da 2ª edição do Manual de Atendimento às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco de Violência, na versão eletrônica.

A obra é um guia de orientação aos profissionais que lidam com o público infantil e com jovens nas áreas de saúde, educação, psicologia, justiça e mídia. Traz dicas de como reconhecer vítimas de violência, assim como proceder para o encaminhamento dos casos aos órgãos responsáveis. O manual foi elaborado por membros do Núcleo de Estudos da Violência da SPSP E do Departamento de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Para mais informações e inscrições, acesse

http://www.spsp.org.br/2017/09/22/11o-forum-paulista-de-prevencao-de-acidentes-e-combate-violencia-da-sociedade-de-pediatria-de-sao-paulo-2/

11º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes
Data: 6 de dezembro de 2017
Horário: 08h30 às 18h00
Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP, andar térreo do prédio da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública
Endereço: Avenida Dr. Arnaldo, 715. Cerqueira César, São Paulo – SP
Contato: (11) 3253-3713
Site: https://www.eventbrite.com.br/e/11o-forum-paulista-de-prevencao-de-acidentes-e-combate-a-violencia-da-sociedade-de-pediatria-de-sao-tickets-39487175204















Nenhum comentário:

Postar um comentário