Cláudia Raia protagoniza vídeo de apoio à campanha Mulher Coração

Comprometida em promover informações sobre o aumento das doenças cardíacas entre o sexo feminino e a importância dos hábitos saudáveis/prevenção, a consagrada estrela da TV, do teatro e do cinema, Claudia Raia acaba de gravar vídeo de apoio à campanha Mulher Coração, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.




A protagonista de sucessos como Sassaricando, Beijo do Vampiro, A Favorita, Salve Jorge e A Lei do Amor, TV Pirata, dos filmes Kuarup e Boca de Ouro, e das peças teatrais A Chorus Line, Não Fuja da Raia, Cabaret e Cantando na Chuva fez em sua gravação diversos apelos relevantes para que as mulheres se cuidem mais e apresentou dados preocupantes. Por exemplo:

“Hoje, os eventos cardíacos já representam mais de 30% dos óbitos entre mulheres acima de 40 anos, no Brasil; e esse índice segue crescendo, é assustador”.
A campanha Mulher Coração é permanente. Foi lançada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), em 2016, com o apoio de diversas entidades médicas, como a Associação Paulista de Medicina, e de instituições como a Marjan Farma, a fim de orientar e alertar as mulheres de todo o Brasil sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce. Estimativas apontam 350 mil óbitos no Brasil em 2016 em consequência de males do coração. No planeta, 23 mil mulheres morrem diariamente vítimas de doenças cardiovasculares, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Antônio Carlos Lopes, presidente da SBCM alerta que as mulheres estão mais expostas aos fatores de risco, como pílulas anticoncepcionais, menopausa e tabagismo. “A falta de sintomas característicos deixam-nas mais vulneráveis a relacionar cansaço, náusea, dores na parte superior do abdome, nas costas e no pescoço aos reflexos de seus estilos de vida agitados e estressantes”, alerta o especialista.



A recomendação é que a visita ao médico cardiologista seja feita o quanto antes para saber se há algum fator familiar de risco cardíaco e, após os 40 anos, precisa ser periódica. A prevenção deve começar desde cedo, a partir de hábitos saudáveis como boa alimentação, atividades físicas e lazer. Além de reduzir o risco de doenças cardíacas, essas práticas auxiliam na qualidade de vida, física e mental.

Fatores de risco
Chegada da menopausa
É o período no qual a mulher para de fabricar o estrogênio, hormônio responsável pela manutenção do revestimento dos vasos sanguíneos.

Uso de pílulas anticoncepcionais
Sua ingestão, que em geral acontece desde a adolescência, pode aumentar os riscos de trombose, ou seja, entupimento de veias ou artérias.

Terapia de reposição hormonal
O procedimento pode ajudar na prevenção dos principais sintomas da menopausa, como falta de desejo sexual e alteração de humor, mas se torna importante fator de risco para a saúde cardíaca.

Doenças pré-existentes
Mulheres com diabetes, hipertensão e alteração nas taxas de colesterol têm maior predisposição para o desenvolvimento das cardiopatias.

Maus hábitos
Má alimentação, falta de atividade física regular e tabagismo também são condutas que ameaçam a saúde do coração

Falta de sintomas
O infarto está entre os principais problemas cardíacos e, devido à falta de sintomas típicos do organismo feminino, pode causar o dobro de mortes em comparação com os homens.

“A mulher muitas vezes não sente a dor característica no peito. Sente apenas cansaço, náuseas, dor na parte superior do abdome, nas costas e no pescoço. Isso dificulta o diagnóstico, fazendo com que o problema cardiovascular passe facilmente despercebido.”
Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Como cuidar
Pequenas mudanças na rotina da mulher são capazes de evitar oito em cada dez casos de doenças cardíacas.

Alimentação
Busque uma dieta equilibrada e saudável. Prefira alimentos ricos em fibras e gorduras mono e poli-insaturadas que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL). São eles: Soja, feijão, lentilha, grão de bico, tomate, peixes, azeite, alho, aveia, banana, castanhas. Evite sanduiches fast-food, frituras, embutidos, alimentos industrializados e carnes gordas.

Peso
Mantenha o peso ideal.

Atividade física
Pratique exercícios físicos regularmente.

Acompanhamento médico
Faça acompanhamento periódico dos índices de colesterol e da pressão arterial.







Vamos cuidar da saúde interna e da saúde externa, visite a nossa loja!








Nenhum comentário:

Postar um comentário